7 hábitos que promovem o desgaste do seu carro


banner noticias habitos

Conheça alguns hábitos que devem ser evitados e mantenha a vida útil do seu carro.

 

Andar com o carro desalinhado

Além de diminuir a vida útil dos pneus, andar com o carro desalinhado exige mais esforço das peças de suspensão dianteira, como bieletas, terminais, buchas da barra estabilizadora e pivôs. Planeje com antecedência o alinhamento do seu veículo de acordo com a quilometragem.

 

Descansar o pé na embreagem

Em qualquer sistema de embreagem, seja ele a cabo ou hidráulico, esse costume reduz a vida útil do conjunto de discos, platô e rolamentos. A prática pode afetar ainda o volante do motor e conduzir a uma manutenção com preço elevado.

 

Colocar o câmbio em ponto morto

É uma prática errada. Ela impede a ação do freio motor e sobrecarrega o sistema. Ao contrário do que muitos motoristas acreditam, deixar o câmbio em ponto morto nas descidas não promove a economia de combustível.

 

Encostar as rodas na guia

Esse hábito causa danos no rolamento, gera ruídos e até mesmo o travamento das rodas. Outro problema é o desalinhamento da geometria do veículo, que pode danificar a banda lateral do pneu.

 

Girar o volante com o veículo parado

O sistema hidráulico de direção fica sobrecarregado e tem os retentores danificados, fator que provoca o vazamento de óleo. Essa sobrecarga pode gerar ainda o comprometimento da bomba hidráulica e mangueira. Procure girar o volante sempre com o veículo em movimento.

 

Arrancadas intensas

O motor do carro fica apoiado sobre coxins, peças que têm a função de absorver os movimentos e as vibrações do propulsor. Por isso, as arrancadas intensas danificam esses elementos. Além disso, ocasiona o desperdício de combustível e o desgaste dos freios e pneus.

 

Passar em lombadas na diagonal

Esse movimento é responsável por causar a torção da carroceria do veículo e pode gerar o rompimento de pontos de solta, ruídos difíceis de serem diagnosticados, desalinhamento e prejudicar os acabamentos internos de plástico que adquirem rangidos. Para não ter problemas, passe em baixa velocidade, de preferência em linha reta.

 

Fonte: Blog Ruff
Voltar